OPINIÃO: A necessidade da pesquisa e cidadania no ensino médio

Texto por Izaura Araújo Edição por Gabriela Macêdo

O projeto Politizar foi um desafio. Para uma pessoa que não sabia sequer o que era uma Comissão, pude perceber o quanto foi acrescentado à minha vida. Essa era a intenção. Sendo estudante de Jornalismo, acredito que é de suma importância entender o meio político, mesmo que não me torne uma especialista na área.

Foram apresentados 21 projetos de lei. Dentre estes, o de Janaína Oliveira e Thaís Macedo com a temática da criação do “Programa de Avanço Social”, foi o que mais me chamou a atenção.  Ele tem o intuito de promover atividades educacionais em relação à cidadania e coletividade aos estudantes de ensino médio.

De acordo com o IBGE, cerca de 87,2% dos estudantes de 15 à 17 anos frequentam uma escola. 85,5% frequentam a rede pública. Logo, existe grande importância em promover a pesquisa desde o primeiro ano do ensino médio; público ao qual o projeto será voltado inicialmente.

O projeto ainda promove o incentivo à autonomia do desenvolvimento intelectual, sendo assim, formação de líderes. Em uma sociedade a qual 55,5% dos estudantes já consumiram bebidas alcoólicas e 9,0% já experimentaram drogas ilícitas, existe a necessidade de incentivos na escola, para a promoção de uma nova realidade aos próprios estudantes.

Acredita-se que com a implantação do projeto, a taxa de estudantes no ensino superior seria maior. E ainda, aqueles que adentrarem a uma universidade, terão o acesso mais fácil a uma das bases das instituições, que é a pesquisa. Logo, seria mais fácil até mesmo para desenvolver o hábito de pesquisador no início dos estudos de ensino superior.

Essa pode ser uma realidade um pouco distante. Provavelmente só seria estabelecido em todas as escolas de ensino médio  nas próximas gerações, pois é um grande investimento. Mas, com certeza, seria uma grande oportunidade para a transformação da realidade dos jovens que são o futuro do país.

Local do Evento

Palácio Maguito Vilela – Avenida Emival Bueno, Quadra G, Lote 01, Park Lozandes. Goiânia – Goiás.

Realização:

Essas são as instituições que fazem o Politizar acontecer!

nos acompanhe nas nossas redes sociais:

Design do site por Nathália Fernandes Pimentel (2019)